De: Ana Borralho & João Galante Estreia: Maria Matos Teatro Municipal (Lisboa, Portugal / 2014) Duração: 105"
“Em novembro de 1974, aterrou em Lisboa um grupo de investigação formado por cientistas de vários países europeus. O líder desse grupo era o obscuro e controverso psicólogo Solomon Hoffman. Longe das atenções das grandes universidades, este grupo realizou uma experiência a que chamou Hier sind wir.
Sabe-se que, numa noite, foi reunido um grupo de voluntários extremamente heterogéneo num teatro de Lisboa. Os voluntários acreditavam ir assistir a um espetáculo e não tinham qualquer conhecimento acerca da experiência que iria ser realizada. Sabe-se também que uma série de cassetes foi usada para transmitir instruções aos voluntários-espectadores. O que terá realmente acontecido no decorrer da experiência permanece, desde então, envolto num manto de mistério. Há quem defenda que o desfecho foi violento e inesperado, mas também há quem acredite que se tratou apenas de um fracasso. Julga-se que, antes de abandonar Portugal, Solomon Hoffman terá destruído quase todos os registos da experiência e desmantelado o grupo de investigação.
Quatro décadas mais tarde, os artistas Ana Borralho & João Galante tomaram conhecimento deste episódio durante uma digressão em Basileia. A peça que apresentavam, Atlas, conta com a participação de cem pessoas da cidade onde se exibe. Em Basileia, uma dessas pessoas era uma mulher que se identificou como sendo a neta de Solomon Hoffman e que acabaria por revelar aos artistas o que se acredita ser a série de cassetes utilizadas durante a experiência. Agora, em Aqui estamos nós, Ana Borralho & João Galante usam o conteúdo dessas mesmas cassetes para tentar reconstituir com o público o que se terá passado nessa noite de novembro de 1974, num teatro de Lisboa.”
Tiago Rodrigues
Conceito e Direcção artística e Luz: Ana Borralho & João Galante
Dramaturgia: Tiago Rodrigues
Consultor artístico: Fernando J. Ribeiro
Colaboradores artísticos: Ana Freitas, Catarina Gonçalves, Cláudio da Silva, Elizabete Francisca, Matthieu Ehrlacher, Tiago Gandra
Som: Coolgate
Música: Coolgate, Brian Eno, Janis Joplin, Jankenpopp, White Stripes
Colaboração luz: Thomas Walgrave
Tradução e revisão dos textos: Mónica Samões e José Pelicano
Direcção de produção: Mónica Samões
Produção executiva: Maria João Garcia e Andrea Sozzi
Produção: casaBranca
Co-produção: Teatro Maria Matos 2014 – Um projecto Create to Connect com o apoio do Programa Cultura da União Europa
Apoio: Forum Dança, O Rumo do Fumo, Schweppes
Agradecimentos: alunos do PEPCC – Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica 2013/2014 do Forum Dança, Ana Maria Silva, David Leitão, Inês Felizardo, Iolanda Galinha, João Ribeiro, Luís Godinho, Mafalda Santos, Manuela Araujo, Maria Eugénia Pereira, Mark Deputter, Miguel Cardoso, Miguel Viegas, Patricia Coveiro, Rui Catalão, Sezen Tonguz, Sofia Dinger, Susana Menezes